A notícia a seguir, que interessa a pesquisadores e a empresas emergentes do Distrito Federal que tenham projetos de inovação, foi divulgada nesta quarta-feira pela FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal). Os trechos em negrito foram destacados por mim.
FAPDF anuncia edital para startups
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançará o primeiro edital de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas emergentes do Distrito Federal, as startups. No total, a Fundação irá destinar R$ 3 milhões ao edital 6/2014. A previsão é de que a chamada pública seja lançada já na segunda quinzena de agosto.
O objetivo é estimular a ampliação e o adensamento das atividades de inovação no universo empresarial no Distrito Federal. A chamada pública oferecerá apoio financeiro para promover a competitividade e a criatividade das empresas locais.
Os proponentes podem ser pessoas físicas —que venham a formalizar uma empresa até a data da contratação da proposta— ou já ter empresa formalizada, instalada, registrada e operando no DF há no máximo dois anos.
O apoio financeiro será destinado às empresas que desenvolvam produtos ou serviços inovadores nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, investigação forense, máquinas e equipamentos, mobilidade urbana, saúde e bem estar, defesa e segurança pública ou tecnologia de informação.
De acordo com Hélcio Lima, coordenador da Superintendência Técnico-Científica da FAPDF, a criação de empresas inovadoras é um processo de alto risco e precisa de muito suporte para ter sucesso. “ O objetivo do edital para startups da FAPDF é alavancar boas ideias no mercado de produtos ou serviços”, declarou.
Acompanhe o lançamento do edital pela página da FAPDF no menu “acesso à informação” em “editais vigentes”.
(Agência de Notícias FAPDF)