Ao pesquisarem um tratamento experimental para aneurisma na parte da aorta abdominal abaixo dos rins, quatro médicos chineses usaram imagens e dados da parte superior dessa artéria no estudo que publicaram em novembro de 2013. Por isso, o artigo teve de ser retirado, informou o atento blog norte-americano “Retraction Watch”.
O trabalho foi coordenado pelo cardiologista Chen Peng, do Hospital Xiangya, da Universidade Central do Sul, na província de Hunan. A retratação foi publicada em 3 de julho pela revista “PLoS One”, da Biblioteca Pública da Ciência dos EUA.
De acordo com a nota da revista, ao resumir os dados desse estudo para mencioná-los em um novo trabalho, seus próprios autores descobriram ter usado imagens de partes de aorta abdominal não afetadas pelo tratamento.
Mas se eles puderam notar esse erro depois da publicação, por que não o perceberam antes de entregar o artigo para a “PLoS One”? A nota da revista de “despublicação” não comenta nada sobre isso nem sobre as circunstâncias de aprovação e revisão do trabalho.