Um livro sobre dinossauros que ganhou de presente por volta dos oito anos de idade foi o ponto de partida para Michael Benton, hoje professor da Universidade de Bristol, no Reino Unido, seguir um caminho que o levou a se tornar um dos maiores nomes da paleontologia atual. Ele esteve recentemente na Argentina, participando do 4º Congresso Internacional de Paleontologia, em Mendoza, e lá ele gravou uma mensagem para os jovens que se interessam por fósseis, de dinossauros ou de quaisquer outros seres que viveram no planeta.
No vídeo, gravado pelo grupo de paleontologia Colecionadores de Ossos, Benton encoraja os jovens que se interessam pela paleontologia a seguir esse caminho. Além de explicar que os aspirantes a essa carreira científica precisam estudar muito várias ciências, como matemática, física, química e biologia ele afirma:
“Eles [os fósseis] nos ensinam coisas importantes. Grandes questões sobre nossas origens. Questões como “De onde viemos?”, “De onde veio a Terra?”, a evolução no tempo profundo. Essas são grandes questões da filosofia e da ciência. Vocês encontraram pessoas muito legais e ensinarão a próxima geração porque sempre parece haver mais jovens esforçados que demonstram interesse pela paleontologia.”
Aqui no Brasil, o blog Colecionadores de Ossos é uma boa fonte de informações para jovens que se interessam pela paleontologia e também pode ser aproveitado por professores para suas aulas sobre ciência. Criado em 2010 pela bióloga Aline Ghilardi e outros pesquisadores, o grupo faz um ótimo trabalho de divulgação dessa ciência é formado também por adolescentes que já fazem suas pesquisas. Parabéns a essa turma!