MEC promete manter acesso a revistas científicas

Por Maurício Tuffani
Marcio de Castro Silva Filho, diretor de Programas e Bolsas no País, da Capes, fala em reunião com bibliotecário e editores em Brasília. Imagm: Edson Morais/CCS/Capes/Divulgação
Marcio de Castro Silva Filho, diretor de Programas e Bolsas no País, da Capes, fala em reunião com bibliotecário e editores em Brasília. Imagem: Edson Morais/CCS/Capes/Divulgação

O MEC (Ministério da Educação) informou a este blog que manterá o acesso livre aos artigos científicos e demais conteúdos de publicações acadêmicas para as instituições de ensino superior e pesquisa credenciadas no Portal de Periódicos da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

(Não confundir esse portal com a plataforma Qualis Periódicos, também da Capes —que tem sido comentada em posts e reportagens recentes sobre os “publishers predatórios”—, que serve para orientar pesquisadores, professores e pós-graduandos brasileiros a escolher revistas científicas para publicar seus artigos e subsidiar as instituições de acadêmicas e de fomento na avaliação de promoções, concessões de bolsas e auxílios a pesquisa e a eventos.)

Em nota no dia 11 deste mês, a assessoria de imprensa do MEC afirmou:

“O Portal dos Periódicos é um importante instrumento de pesquisa para o país, sendo assim não há que se falar em descontinuidade.”

Números

Criado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 37 mil títulos com texto completo, 11 bases exclusivas para patentes e 126 bases referenciais, , além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país. Em 2014 foram 65 milhões de consultas e a média diária de 285 mil acessos. Os investimentos previstos no início do ano passado eram de R$ 163 milhões.

Mitos rumores sobre o risco de descontinuidade ou de restrição de recursos do Portal Periódicos cresceram na comunidade acadêmica desde o início do anos. E foram reforçados com os recentes contingenciamentos orçamentários do governo federal e atrasos nos pagamentos de bolsas e repasses de recursos.

Pergunta

Devido a esse clima de incerteza, no dia 24 de fevereiro, a bioquímica Helena Nader, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), enviou ofício para o então ministro da Educação, Cid Gomes. No documento, manifestando  “preocupação com o risco de descontinuidade da manutenção e atualização” do portal, ela destacou que essa plataforma tem sido

“responsável por equalizar o acesso à informação entre todos os estados brasileiros, antes impossibilitado a tais instituições pela ausência de bibliotecas físicas qualificadas então inexistentes em todo o país.”

‘Fui!’

Segundo a SBPC, sua presidente não recebeu nenhuma resposta do então ministro, que deixou o cargo no dia 18 daquele jeito que todo mundo viu.

Eu esperei por alguns dias para ver a resposta que ainda poderia ser dada. Com a saída do ministro, preferi esperar a realização na sede do MEC, em Brasília, do 1º Encontro de Bibliotecários das instituições participantes do Portal de Periódicos da Capes, que começou ontem (terça-feira, 24.mar) e vai até amanhã.

Com cerca de 200 pessoas o evento teve também a participação representantes de editoras acadêmicas, como Dot. Lib, Ebsco, Cambridge University Press e Oxford University Press, Elsevier, Emerald, Cengage Learning, ITMS Group, AAAS (American Association for the Advancement of Science), Nature, Pro Quest, Publishers Communication Group, Springer, Thomson Reuters e Wiley.

Enfim, por enquanto, parece que tudo está sendo tranquilo em relação ao Portal dos Periódicos. Fiquemos atentos.