Alguém sabe se esse evento científico aconteceu?

Por Maurício Tuffani
Página de abertura do site da ICCEA 2015 (Conferência  Internacional de Engenharia Civil e Arquitetura), previsto para 27 e 28 de outubro deste ano em Malacca, na Malásia. Imagem: Reprodução.
Página de abertura do site da ICCEA 2015 (Conferência Internacional de Engenharia Civil e Arquitetura), previsto para 27 e 28 de outubro deste ano em Malacca, na Malásia. Imagem: Reprodução.

Este blog pede a colaboração de leitores que tenham alguma informação sobre o que aconteceu com a ICCEA 2015 (Conferência Internacional de Engenharia Civil e Arquitetura), que estava prevista para ser realizada nos dias 27 e 28 de outubro deste ano na Malásia.

A reunião acadêmica deveria ser a quarta da mesma série da ICCEA 2014, realizada em Campinas em julho do ano passado e que foi assunto de minha reportagem “Pesquisadores ‘turbinam’ trabalhos apresentados em evento da Unicamp”, publicada na Folha em 19 de março.

O site oficial da ICCEA 2015 não dá informações nem sequer sobre sua programação, seu comitê científico, seus palestrantes e o local das sessões. E seus organizadores não respondem aos e-mails enviados por este blog desde domingo retrasado (22.nov), exceto por mensagens automáticas acusam o recebimento do pedido e prometem em vão resposta em 48 horas.

Páginas do comitê científico, da programação, dos palestrantes e local do evento não fornecem informações sobre evento que deveria ter acontecido em 27 e 28 de outubro na Malásia. Imagem: reprodução.
No site da conferência ICCEA 2015, páginas do comitê científico, da programação, dos palestrantes e do local das sessões não informações sobre o evento, que deveria ter acontecido em 27 e 28 de outubro na Malásia. Imagem: reprodução.

PREDATÓRIOS

O assunto da ICCEA 2014 foi abordado também pela Folha no editorial “Ciência em revista” (22.mar), que com muita propriedade relacionou esse evento ao crescimento no Brasil de publicações nos chamados periódicos predatórios e à “expansão deletéria de padrões inferiores de comunicação acadêmica, com óbvio prejuízo para a produção científica nacional”.

As conferências ICCEA foram criadas pela editora ICASIT (International Association of Computer Science and Information Technology), que anuncia ser sediada em Singapura, mas tem suas operações realizadas na China.

Além de ser criticada em muitos sites da internet por seus eventos, a IACSIT está desde 2012 na lista de “publishers predatórios” do blog “Scholarly Open Access”, do biblioteconomista Jeffrey Beall, da Universidade do Colorado em Denver.

SEM EDITOR

Periódicos publicados pela IACSIT estão na relação publicada por este blog no post “Pós-graduação brasileira aceita 201 revistas ‘predatórias'” (9.mar), atualizada em “Sobe para 235 a lista de ‘predatórios’ na pós-graduação brasileira” (3.abr).

Nessa relação está também o periódico da IACSIT “International Journal of Engineering and Technology”, que está desde março sem editor-chefe, que foi demitido pela editora após este blog tê-la questionado sobre as credenciais acadêmicas do então ocupante do cargo (ver post “Apertem os cintos, o editor sumiu!”, 21.mar).

UNICAMP NÃO RESPONDE

Ao realizar em seu próprio campus o terceiro evento ICCEA em 30 de julho e 1º de agosto de 2014, a Unicamp foi a única instituição de ensino superior do mundo a participar da organização de uma das conferências dessa série da ICASIT.

Em julho deste ano, após receber uma representação de um professor da Unicamp sobre o assunto, o Ministério Público Estadual questionou a universidade. Depois de dois pedidos sucessivos de adiamento, em outubro a reitoria encaminhou ofício da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo com respostas evasivas, finalizando com a seguinte afirmação.

“A presença da comunidade internacional bem qualificada na área é um sinal evidente da importância do evento, assim caracterizando, portanto, um marco importante a sua realização que se deu na Unicamp em 2014. A continuidade da realização deste evento agregador dos acadêmicos e profissionais que militam na área se dará por meio da sua próxima edição (ICCEA 2015), já planejada para ocorrer na cidade de Malacca, Malásia, em 27 e 28/10/2015.” (Pág. 29 do processo MP 66.0713.006231/2015-5)

Da mesma forma que a editora sino-singapurense IACSIT, a Unicamp também não respondeu às perguntas sobre essa afirmação acerca do evento, encaminhadas por e-mail por este blog na semana passada (quinta-feira, 26.nov).

Agradeço antecipadamente a quem tiver alguma informação conclusiva sobre a realização desse evento.