Passados quase 38 anos desde que comecei em meu primeiro emprego de jornalista, escrever durante quase dois anos neste blog (iniciado em 11.abr.2014) foi uma das atividades mais gratificantes que exerci na imprensa. Além do prestígio de atuar no espaço virtual da Folha e de contar com o suporte desse jornal que é o maior do Brasil, bem como do UOL, que é que é o maior portal do país, tive também a honra e o privilégio de contar com a atenção de um público exigente e qualificado.
Ao mesmo tempo em que pude desfrutar dessas condições altamente distintas, desde abril do ano passado também exerci a função de editor-chefe da “Scientific American Brasil”, a versão brasileira da revista de divulgação científica mais consagrada do mundo e a mais antiga em circulação contínua nos Estados Unidos, lançada há 170 anos.
No entanto, e apesar do atual cenário econômico desfavorável para novas iniciativas, não consegui resistir à determinação de pôr em prática um projeto de atuação crítica neste momento de crise, criando um veículo com foco editorial em análise, opinião e jornalismo investigativo e voltado principalmente para o público de nível superior atuante nas áreas de ciência (inclusive tecnologia e humanidades), ensino superior e meio ambiente. Começando como um blog para aos poucos se tornar uma revista on-line, entra em operação nesta quinta-feira (31) o site Direto da Ciência.
Dito isso, despeço-me com um grande sentimento de gratidão da Folha e de todas as pessoas que este espaço me proporcionaram o privilégio e a honra de contar não só com sua atenção, mas também com sua opinião, suas sugestões e sua crítica.
Muito obrigado!
Maurício Tuffani