Maurício Tuffani, editor-chefe da revista “Scientific American Brasil”, escreve sobre ciência, cultura, ensino superior e meio ambiente.
Começou na imprensa em 1978, depois de trabalhar como professor de matemática e física no ensino médio.
Foi repórter e editor de “Ciência” na Folha, onde também atuou como colaborador antes de assumir seu cargo atual.
Foi ainda redator-chefe e editor-chefe da revista “Galileu” (Editoria Globo), fundador e diretor editorial da revista “Unesp Ciência” e editor-executivo do portal “PNUD Brasil” (do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do site “Nações Unidas no Brasil”.
Também atuou na direção da comunicação institucional de órgãos públicos do Estado de São Paulo, como a Secretaria da Educação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente. No nível federal, trabalhou durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), ligado à Subcomissão de Saúde, Seguridade e Meio Ambiente.
Na academia, foi professor convidado do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo Científico), na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes, na USP (Universidade de São Paulo).
É membro do Conselho Editorial da revista “Pesquisa Fapesp”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.