A Folha publicou nesta terça-feira (3.mar) minha reportagem “Eventos científicos ‘caça-níqueis’ preocupam cientistas brasileiros”, que fala sobre o agendamento de 116 reuniões científicas simultâneas em fevereiro de 2016 no Rio de Janeiro.
A organizadora desses 116 eventos é a editora Waset (World Academy of Science, Engineering and Technology), que anuncia ser sediada em Riverside, nos EUA, mas seu telefone para contato é dos Emirados Árabes Unidos e, além de inválidos, os registros de suas revistas são da Turquia.
Enquanto no Brasil a Waset consta da seleção Qualis Periódicos, feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação), sites de instituições de pesquisa e blogs de cientistas no exterior reúnem depoimentos negativos contra essa editora. Os relatos explicam que as conferências em série se tornam uma só, juntando especialistas de áreas diferentes e servindo apenas para a editora lucrar com taxas de inscrição.
Vale a pena checar
Antes que a página de busca da Waset com os 116 resultados mostrando essas “scam conferences” desapareça da internet, guardo neste blog a lista não só desses eventos —que nem mesmo o hotel citado nela sabia da história— agendados para 1 e 2 de fevereiro de 2016, mas também de outros 110 para 2017 e mais 110 para 2018.
É interessante verificar nomes de pesquisadores brasileiros nos links dos comitês dessas conferências (“Conference Comitee”, no menu vertical à esquerda). Já tem professores de universidades reclamando que nem conhecem essas conferências e seus nomes constam como membros desses comitês.